Michael Ballack




Michael Ballack (G�rlitz, 26 de setembro de 1976) � um ex-futebolista alem�o que atuava como meia. Seu �ltimo clube foi o Bayer Leverkusen.

Cedo mudou-se com a fam�lia para a cidade de Chemnitz, ent�o chamada Karl-Marx-Stadt. Come�ou a jogar futebol no clube de mesmo nome, rebatizado de Chemnitzer ap�s a Reunifica��o Alem�. Nascido e crescido na exist�ncia da Alemanha Oriental, devido a isso tem maior facilidade em falar russo (de ensino obrigat�rio nos pa�ses de influ�ncia sovi�tica na Europa) do que o ingl�s.[2]

Tem uma fixa��o pelo n�mero 13, costumamente reservado a ele nos clubes e na Sele��o Alem�, das quais � um dos jogadores mais talentosos no in�cio do s�culo XXI, no Brasil tem uma legi�o de f�s, liderado por seu quase conterr�neo Jo�o Holneyker.

Carreira
In�cio

Debutou no time principal do Chemnitzer na temporada 1995/96 da segunda divis�o alem�. Seu primeiro ano teve emo��es mistas: a equipe foi rebaixada � terceira divis�o, mas o garoto, j� apelidado de "Pequeno Kaiser", receberia sua primeira convoca��o para a Sele��o Alem� sub-21.

O clube n�o conseguiu voltar � segunda divis�o na temporada seguinte, mas seu desempenho atraiu a aten��o de Otto Rehhagel, que acabara de promover o tradicional Kaiserslautern � elite alem�. Estreou na Bundesliga na s�tima rodada, contra o Bayer Leverkusen. Utilizado em metade das partidas do campeonato, participou de um ineditismo na hist�ria do futebol alem�o: seu novo clube tornou-se o primeiro, e �nico at� hoje, a ser campe�o nacional na temporada seguinte em que fora campe�o da segunda divis�o.

Firmou-se de vez entre os titulares na temporada seguinte, a de 1998/99, em que o clube disputou pela primeira vez a Liga dos Campe�es da UEFA, desde que o mais importante torneio europeu de clubes adquirira o novo formato. A equipe s� foi parada nas quartas-de-final, para os conterr�neos mais fortes do Bayern Munique, que terminariam vice-campe�es.

A boa temporada de Ballack lhe renderia a primeira convoca��o para a Sele��o Alem� principal (integrando inclusive o grupo que foi � Copa das Confedera��es daquele ano), e o garoto seria vendido, curiosamente, ao time contra quem estreara na elite alem�: o Bayer Leverkusen.

Baviera

Ballack no Bayern Munique.

Em Leverkusen, tornou-se l�der da equipe, que constantemente vinha disputando seu primeiro t�tulo na Bundes, mas perdendo-o nas rodadas finais. Com Ballack no elenco, a primeira ta�a no campeonato nacional esteve perto de vir em duas ocasi�es. Em sua primeira temporada, a de 1999/2000, um empate contra os tamb�m b�varos do Unterhaching daria o t�tulo. O advers�rio venceu por 2 x 0 com um gol contra dele, e a conquista acabou sendo de outra equipe da regi�o, o Bayern Munique; os dois concorrentes terminaram com a mesma pontua��o, mas os muniquenses tinham uma vit�ria a mais, o primeiro crit�rio de desempate. A temporada se encerraria com a Alemanha decepcionando na Eurocopa 2000, sendo eliminada na primeira fase.

Uma decep��o pior viria na de 2001/02: o clube esteve perto de conquistar tr�s t�tulos e perdeu todos: liderava a Bundesliga a tr�s rodadas do fim com cinco pontos de vantagem, revertida pelo campe�o Borussia Dortmund, campe�o com um ponto a mais; a Copa da Alemanha ficou com o Schalke 04, que venceu por 4 x 2; a �ltima e mais importante no clube, a Liga dos Campe�es, foi perdida para o Real Madrid. Um quarto vice viria com a Sele��o, na Copa do Mundo da �sia, juntamente com seus colegas Carsten Ramelow, Oliver Neuville, Bernd Schneider e Hans-J�rg Butt.

Ap�s o mundial, foi para o principal clube do pa�s, trocando o Bayer pelo Bayern: ali, viveria sua melhor fase: como principal refer�ncia entre os jogadores de linha, ganhou tr�s vezes o campeonato alem�o, em 2002/03, 2004/05 e 2005/06 e, nas mesmas temporadas, tamb�m a Copa da Alemanha. Obteve tamb�m sua melhor m�dia de gols, anotando 44 em 107 jogos na Bundes, �timos n�meros para um meia.

Chelsea

Ainda antes do fim da temporada 2005/06, foi comprado pelo Chelsea, juntamente com o ucraniano Andriy Shevchenko, outra estrela mundial. Chegou a Stamford Bridge ap�s a Copa do Mundo naquele ano, disputada na Alemanha. Sendo desta vez uma entre v�rias outras grandes estrelas no elenco de um time, n�o obteve a mesma visibilidade individual que tinha no Bayern, alternando altos e baixos no clube londrino.

Com o superelenco dos Blues, voltou a amargar reveses duros. Na Liga dos Campe�es da UEFA de 2007, foi eliminado nas semifinais pelo Liverpool, um frequente rival no torneio: os Reds, que j� haviam eliminado os londrinos na mesma fase em 2005, finalmente foram batidos em 2008. Entretanto, jogando sua segunda final no torneio, Ballack foi novamente vice, desta vez contra o Manchester United, justamente o clube que havia tirado o t�tulo ingl�s do clube semanas antes (e tamb�m na temporada anterior).


Na de 2008/09, teria sido uma das estrelas respons�veis pela queda de Luiz Felipe Scolari.[3][4] O grupo novamente falhou nos principais objetivos, terminando em terceiro no campeonato ingl�s e eliminado da final da Liga dos Campe�es (onde teriam a chance da revanche contra o United) em casa, a minutos do fim da partida, contra outros rivais adquiridos na competi��o, o Barcelona.

Em sua quarta temporada, finalmente conseguiu seu primeiro t�tulo no campeonato ingl�s com o Chelsea. A temporada foi coroada ainda com uma double, a conquista dupla do campeonato e da FA Cup, a terceira de Ballack - que at� ent�o s� havia vencido este torneio e uma Copa da Liga Inglesa pelo clube londrino. No entanto, justamente na decis�o desta terceira FA Cup, contra o Portsmouth, lesionou o tornozelo ap�s sofrer revide de Kevin-Prince Boateng, a quem agredira minutos antes com um tapa no rosto.[5] Como precisaria de oito semanas de tratamento para jogar plenamente, Ballack acabou ficando sem condi��es de ir para a Copa do Mundo de 2010.[6]

Retorno ao Bayer Leverkusen

Ap�s n�o renovar seu contrato com o Chelsea, assinou um contrato de duas temporadas com sua antiga equipe (e que seria a sua �ltima), o Bayer Leverkusen. Ballack recebeu em torno de doze milh�es de euros por suas duas temporadas.[7]

Sele��o Alem�

Integrante da Mannschaft que fracassou na Copa das Confedera��es de 1999 e na Euro 2000, era um dos poucos jogadores poupados pelos resultados ruins, ao lado do goleiro Oliver Kahn. A Sele��o vinha perdendo o temor e respeito que despertava, chegando a ser goleada em casa por 1 x 5 contra os rivais ingleses nas Eliminat�rias para a Copa do Mundo de 2002. Ainda assim, Ballack continuava sendo um o�sis entre a falta de talento da equipe - classificada ao mundial ap�s eliminar a Ucr�nia com ele marcando tr�s dos cinco gols alem�es no placar agregado da repescagem -, o que s� aumentou ap�s as contus�es de Sebastian Deisler e Mehmet Scholl, que n�o puderam ir � competi��o.[8]


Na �sia, Ballack ap�s ser ofuscado na primeira fase pela artilharia moment�nea de Miroslav Klose, repetiu a lideran�a na Sele��o, marcando tr�s vezes, dois deles salvadores: foram os gols da vit�ria pelo placar m�nimo nas quartas-de-final (contra os Estados Unidos) e semifinal (contra os anfitri�es da Coreia do Sul) - o outro tento fora feito no jogo inaugural, na goleada por 8 x 0 frente a Ar�bia Saudita. O gol que recolocou os desacreditados germ�nicos em uma final de Copa veio ironicamente minutos ap�s ele receber o terceiro cart�o amarelo no torneio, o que o suspenderia da decis�o. Assistiria o vice-campeonato (o quarto que teria na temporada) no banco de reservas, suscitando opini�es de que o resultado poderia ter sido outro se ele pudesse ter jogado.

Na Eurocopa 2004, a Alemanha voltou a decepcionar, sendo novamente eliminada na primeira fase, chegando a empatar em 0 x 0 contra a fraca Let�nia. No ano seguinte, o pa�s, anfitri�o da pr�xima Copa do Mundo, hospedou tamb�m a Copa das Confedera��es. Os alem�es voltaram a empolgar, reencontrando nas semifinais o Brasil, desta vez com ele em campo. Ballack fez de p�nalti o seu gol, mas mesmo com ele e jogando em casa, a Nationalelf perdeu por 2 x 3.


Na Copa do Mundo de 2006, nas oitavas-de-final contra a Su�cia. Ballack � o jogador alem�o mais � direita, aparecendo atr�s do careca Henrik Larsson.
Na Copa de 2006, n�o marcou, n�o estando t�o ofensivo; ele, que foi ao mundial recuperando-se de les�o,[9] s� entrou no time na segunda partida. Com a Sele��o tamb�m n�o t�o carente de talentos, com os �timos Philipp Lahm, Torsten Frings, Bastian Schweinsteiger, Lukas Podolski e Miroslav Klose, Ballack passou a jogar mais recuado, como volante, protegendo a zaga, rendendo compara��es com a trajet�ria de Lothar Matth�us (meia ofensivo que encerrara a carreira como l�bero).[10]

Na Copa, acertando as redes apenas na decis�o por p�naltis nas quartas-de-final, contra a Argentina. Mas n�o deixou de exibir boa fase, juntamente com os outros dois conterr�neos da ex-Alemanha Oriental no elenco - Tim Borowski e Bernd Schneider: mesmo sacrificando-se para estabilizar o antes contestado sistema defensivo da Sele��o, ainda deu assist�ncias decisivas: uma para o gol de Klose contra o Equador, outra de cabe�a para o mesmo Klose empatar contra a Argentina a dez minutos do fim.[11] Os anfitri�es, que buscavam o tetracampeonato, ficaram com o terceiro lugar - e o tetra iria para a It�lia, que os eliminou na semifinal.

Chegou novamente perto de seu primeiro t�tulo pela Alemanha na Eurocopa 2008. Salvou duas vezes a Sele��o: na �ltima rodada da primeira fase, o pa�s fez um duelo germ�nico contra os anfitri�es austr�acos, tecnicamente mais fracos mas animados com as chances de se classificarem se conseguissem vencer (o que resultaria tamb�m na elimina��o alem�). Um gol seu de falta no in�cio do segundo tempo credenciou sua sele��o a avan�ar �s quartas-de-final, onde fez tamb�m o gol da vit�ria por 3 x 2 contra Portugal. A equipe chegou � final, onde acabou derrotada pelo placar m�nimo pela Espanha.

Ballack era nome certo para a Copa do Mundo de 2010, mas a les�o no tornozelo na final da Copa da Inglaterra, semanas antes, impediu-lhe de ter condi��es de jogar no mundial, n�o sendo convocado.

T�tulos

Kaiserslautern
Bundesliga: 1997-98

Bayern Munique
Bundesliga: 2002-03, 2004-05, 2005-06
DFB-Pokal: 2002-03, 2004-05, 2005-06
DFB-Ligapokal: 2004

Chelsea
Premier League: 2009-10
FA Cup: 2006-07, 2008�09, 2009-10
FA Community Shield: 2009
Carling Cup: 2006-07

Pr�mios individuais
FIFA 100
Futebolista Alem�o do Ano: 2002, 2003, 2005
Melhor meia da UEFA: 2002
Sele��o da Copa do Mundo FIFA: 2002, 2006
Sele��o da Eurocopa: 2004, 2008

#Taleo #SugarCrm #Domo #Splunk #RSA Security #Cognos #MicroStrategy #Qlik #ServiceNow #Carbonite #SpotFire #Snhu #Tableau Software #forex #Gigya #Forgerock #VMWare #Informatica
#code42 #Nutanix #VCE #Oracle #Zerto #Zendesk #Acumatic #forex #Veeam Software #DocuSign #Dynatrace #Chartio #Bomgar #NetSuit  #Boomi #Linode #Symantec #Telerik #Pivotal #NetApp
#Barracuda #forex #Druva #Site24x7 #Tektronix #Grasshopper #TIBCO #IBM #Sophos #Citrix #SalesForce #Tenable #HPE #Dell Emc #forex #Idera #SolarWinds #Wgu #Aquafold #Knownhost #forex

Comments

Popular posts from this blog

Heroku

Observeit

SolarWinds